Dicas Para a Tua Primeira Viagem de Avião

O primeiro voo nunca se esquece. Então, se é a primeira vez que vais realizar uma viagem de avião fica tranquilo, porque a ansiedade que estás a sentir é perfeitamente natural.
O inesperado pode provocar sempre algum receio e, certamente que a tua mente deve estar a mil com o turbilhão de pensamentos e questões que te podem fazer bloquear e levar a esquecimentos.
Mas calma, não desesperes, porque vamos já clarificar tudo o que precisas de saber para realizares a tua primeira viagem de avião tranquilamente.
Dicas Úteis
1. Voo Direto, com Escala ou com Conexão
Começamos por te apresentar os vários voos que podes embarcar, porque achamos importantes que saibas as opções que tens e consigas ponderar os prós e os contras de cada um deles, para que a tua primeira viagem de avião seja exatamente aquilo que idealizas.
Voo Direito
O voo direto decorre somente entre o destino de origem e o de chegada, não havendo pausas ou momentos de transpasse entre aviões.
Normalmente, este é o tipo de voo mais comum no âmbito nacional. Além do mais é o voo dito ideal e com menos riscos, uma vez que não corres o risco de perderes nenhum voo ou te atrasares durante os períodos de escala, sendo por isso mais cómodo.
Voo com Escala
Os voos com escala têm uma paragem entre o destino de origem e o de chegada.
Estes são mais usuais quando as viagens são mais longas, servindo essa paragem muitas vezes para manutenção do avião e, simultaneamente, embarque de mais passageiros.
Neste tipo de voos, apesar da paragem, não é necessário embarcar noutro avião.
Voo com Conexão
Os voos com conexão são muito idênticos aos voos com escala, com a diferença de que a paragem que ocorre serve para que os passageiros troquem de avião.
Neste caso, é importante que se informe quanto aos procedimentos relativos à bagagem de porão, isto porque, habitualmente, não é necessário que a recolha.
Contudo, há situações que poderá ter de o fazer, portanto informa-se se o seu voo for com conexão, para que não decorram imprevistos desagradáveis.
2. Compra os bilhetes com antecedência
A primeira dica valiosa é mesmo a antecedência. Porquê?
Desta forma irás garantir a tua viagem ao melhor preço e desta forma pouparás na viagem. Além disso evitarás complicações relacionadas com a indisponibilidade de lugares no voo que desejas.
Como podes comprar os bilhetes? Fácil.
As agências de viagem, as companhias aéreas e muitos outros sites de apoio a estas questões podem ajudar-te na aquisição simples e rápida da tua viagem.
Lá encontrarás todos os passos, basta preencheres e obterás todas as informações que necessitas para realizares a tua primeira viagem de avião.
Verás que depois, todo este processo será automático.
Estás preocupado com a forma de pagamento? Simples.
O pagamento da tua primeira viagem de avião está à distância de um simples click. Tens à tua disposição várias formas de pagamento, que podem depender consoante o local onde decidas proceder à tua compra, mas as mais comuns são: cartão de crédito, de débito ou transferência bancária. Tu escolhes.
Explicámos-te agora como acedes aos bilhetes.
O acesso aos bilhetes é imediato. Logo após o pagamento, ser-te-á enviado um email (para o endereço que introduziste no processo de compra) com a confirmação da compra e os respetivos códigos que te darão acesso aos bilhetes.
Acalma-te. Como vês não é complicado.
3. Verifica os documentos necessários
Durante toda a viagem serão necessários documentos que terás de trazer contigo.
No aeroporto, para teres acesso às portas de embarque terás que passar por alguns locais onde terás de apresentar não só os bilhetes de avião, como também os teus documentos de identificação, sendo este um dos procedimentos de segurança.
Ora, quais os documentos que vais necessitar? Depende.
Qualquer voo exige a apresentação de um documento de identificação com foto válido. O mais comum é o Cartão de Cidadão (CC) ou Bilhete de Identidade (BI).
Mas, há situações que podem exigir o porte de outros documentos, dependendo do destino para o qual vais. Portanto, o primeiro conselho que te damos é certifica-te dos documentos que necessitas. Eis, alguns dos que podem ser-te pedidos:
- Passaporte;
- Visto de turista (que podem ser necessários em situações de escala, por exemplo);
- Certificado de vacinação.
Temos um artigo disponível acerca de passaporte e vistos, caso precises de mais informações.
Ademais, lembramos-te que é importante que os guardes num local de fácil acesso, para qualquer momento que te sejam pedidos. O melhor é guardá-los todos numa bolsinha ou espaço que saibas exatamente onde estão.
4. Check-in e horário de chegada ao aeroporto
Independentemente de teres ou não o check-in feito, deves estar no aeroporto com alguma antecedência devido à possibilidade de te deparares com filas e possíveis contratempos. Não queremos que percas o voo logo na tua primeira viagem de avião.
O que é o Check-in e como efetuá-lo?
O check-in é o momento de confirmação da presença do passageiro e da respetiva bagagem, sendo um procedimento obrigatório na sua viagem.
Há três formas de o fazer: nos balcões da companhia aérea no aeroporto, nos totens que existem nos aeroportos ou através do telemóvel.
Mas afinal qual a melhor forma ?
Se tiveres bagagem para o porão terás sempre de te deslocar até ao guiché da companhia aérea, portanto nesse caso é irrelevante fazeres o check-in de outro modo.
Porém, se tens bagagem de mão e tens noções básicas sobre como funciona o procedimento podes evitar possíveis filas aborrecidas e descomplicar este processo, recorrendo ao teu telemóvel ou até mesmo num totem.
No entanto, sendo a tua primeira viagem de avião é aconselhado que o faças junto das companhias aéreas, porque dessa forma terás o teu bilhete em mãos com todas as informações sobre o horário, o portão de embarque e ainda o teu lugar no avião.
Mas lembra-te é um documento importantíssimo, e vais precisar dele durante toda a viagem até ao destino, portanto guarda-o cuidadosamente naquela bolsinha que te falamos à pouco, juntamente com os restantes documentos de identificação.
5. Bagagem
A bagagem é uma questão que gera imensa inquietação junto de todos os viajantes, sejam eles novos ou experientes, isto porque as políticas de bagagem são divergentes entre companhias aéreas, originando imensas complicações.
No momento de compra dos bilhetes terás acesso a selecionar a opção de bagagem que pretendes: de mão ou de porão.
Bagagem de Mão
Habitualmente, a bagagem incluída nos preços apresentados é uma bagagem de mão.
A vantagem desta é que pode ir contigo no avião, excluindo a necessidade de despachar às malas e, consequentemente, aguardar pelas mesmas no destino de chegada.
Deste modo, as complicações associadas a perda, extravio ou estrago de bagagem não acontece visto que esta te acompanha ao longo de toda a viagem.
Mais simples e menos chatices e tempos de espera perdidos.
A sua dimensão é a única questão a analisar atentamente antes de prepares a tua mochila de viagem, portanto pesquisa nas informações fornecidas pela companhia aérea, e confirma quais as medidas que a tua mala deve ter para ser considerada “de mão” e verifica ainda o peso. Por norma, é de 10 quilos.
Ademais, caso queiras adicionar bagagem, mesmo que de mão, terás uma tarifa extra cobrada.
Bagagem de Porão
A bagagem de porão é aquela que podes despachar quando fazes o check-in.
Neste caso, terás sempre um custo adicional estipulado pela companhia aérea, mas também a oportunidade de selecionar a dimensão e o peso que mais te convém. Importa ter presente, que a mala poderá ter no máximo 23 quilos.
Em síntese, lembra-te que é importante assegurares-te que todas estas questões estão dentro do estabelecido, para que não sejas surpreendido com tarifas extra. Complementarmente, se necessitares de dicas acerca dos essenciais a incluir na tua mochila de viagem, lê o nosso artigo.
6. O desembarque
O desembarque pode decorrer de várias formas, mas seja qual for, este é o momento em que podes realmente respirar de alívio e aproveitar a sua viagem. Portanto, se chegaste até aqui significa que toda a tua viagem decorreu com sucesso.
Despachaste a sua mala para o porão?
Assim, deves deslocar-te até à recolha de bagagem e aguardar que o tapete rolante traga a tua. Esperamos que não haja filas, nem atrasou ou complicações, porque alertamos-te para esta questão, que pode ser das mais chatas quando o tema são viagens de avião.
O teu voo exige que passes pela zona da imigração?
Então, neste caso dirige-te até à aérea da imigração no aeroporto de chegada, a fim de apresentar os seus documentos e responder a algumas questões acerca da sua estada.
Não te preocupes, não é nada de especial, meras burocracias e procedimentos de segurança.
Dicas Adicionais
🕮 Entretém-te
Leva contigo um livro, fones ou outro tipo de entretenimento para que o voo passe mais rapidamente e não sintas qualquer tipo de inquietação.
DICA: Quando chegares ao avião, retira-os da bagagem de mão, para que a possas arrumá-la. Assim, evitas levantares-te durante o voo.
🧑✈️Descontraí
Não te preocupes demasiado com o funcionamento do avião, porque no seu interior obterás todas as informações de segurança e procedimentos necessários a ter em atenção durante todo o voo.
Além disso, terás sempre disponíveis hospedeiras que aguardar-te-ão durante todo o voo (se necessitares).
🍬 Pressão do ar e turbulência
Muitas pessoas, na hora de levantar voo e aterrar sentem desconforto nos ouvidos, causando uma sensação idêntica a de estarem tapados quando estamos engripados, mas fica tranquilo/a, porque é completamente normal. A saber, essa sensação tem a ver com a pressão do ar.
DICA: Pastilhas ou Gomas são o grande salva-vidas nesse momento, portanto não te esqueças de as levares ou de as comprares no aeroporto.
Períodos de turbulência são igualmente naturais, por isso, não entres em pânico se sentires algum movimento irregular do fluxo de ar, que geram correntes ascendentes e descendentes, que provocam algum balanço.
Mesmo que não sintas qualquer incomodo, podes sempre recorrer a elas para te distraíres ou atenuares a tua ansiedade. Afinal, um bocadinho de açúcar é sempre reconfortante.
💊 SOS
Então, se és uma pessoa com tendência a ter enjoos durante as viagens, temos uma dica para ti: toma um comprimido anti enjoo. Desse modo, farás a viagem mais tranquilamente.
Se ainda assim te sentires indisposto/a, terás à disposição sacos de plástico e, em último caso, podes sempre recorrer à casa de banho do avião.
Agora sim, tens todas as ferramentas úteis para que o teu batismo de voo seja um sucesso. Desejamos-te voos altos. ✈️
Outros artigos
Viajantes bleisure – Será que és um deles?
Estás a perguntar-te, mas afinal o que são viajantes Bleisure? Então, e de que forma esse termo pode…
Evita Estes 10 Erros e Poupa nas Viagens
O desejo de poupar nas viagens está presente em todos nós, mas por vezes, existem erros que cometemo…
Barcelona e o Turista Mais Seguro do Zodíaco, Touro
Os nativos de Touro combinam com Barcelona, um destino delicioso onde a felicidade será garantida. A…