Evita Estes 10 Erros e Poupa nas Viagens

O desejo de poupar nas viagens está presente em todos nós, mas por vezes, existem erros que cometemos que podem orientar-nos no sentido oposto ao desejado.
Assim, reunimos um conjunto de erros que podem não te deixar poupar, levar-te a perderes dinheiro, causar-te transtornos na viagem e, ainda, impedir-te de aproveitares verdadeiramente a experiência.
Certamente que te irás identificar-te com muitos dos casos que te vamos apresentar, e que de certo já cometeste muitos deles, mas não te enerves, porque muitos deles acontecem inconscientemente por falta de pensamento e reflexão sobre o assunto.
O importante é tomar consciência do impacto desses erros, para para a próxima não os repetires e conseguires poupar ainda mais nas tuas viagens
Causam transtorno e encarecem a viagem
Muitos de nós temos tendência a descuidar alguns elementos importantes no planeamento das viagens, seja por inexperiência ou por facilitismo.
Mas evita cometer estes erros nas tuas viagens, porque além do transtorno, acredita que um dia poderá sair-te caro.

1. Não Verificares os Requisitos de Entrada no País
O contentamento de adquirir uma viagem faz com que muitas pessoas se esqueçam de verificar todos os requisitos necessários para a realizar.
E, quando falamos em todos, referimo-nos a passaportes e vistos, consulta do viajante, validade dos teus documentos de identificação, vacinas, entre outras coisas que possam ser precisas.
Portanto, aconselhamos-te que assim que compres os bilhetes, te informes de tudo o que necessitas, porque acredita que te poupará possíveis chatices e gastos associados.
2. Não Contratares Seguro de Viagem
O Seguro de Viagem é frequentemente ignorado, mas evita viajar sem ele, porque apesar de achares que estás a poupar, poderá sair-te bem mais caro do que imaginas.
Se não sabes do que falamos, lê o nosso artigo dedicado a essa temática e verás o quão importante é assegurares o teu na tua próxima viagem.
Além disso, se a tua viagem for para a Europa, verifica se tens o teu Cartão Saúde Europeu na validade, porque será outro complemento importante. E, sim, falamos em complemento, porque um não substitui o outro.
Não te descuides, porque os percalços não acontece só aos outros.
3. Levares Bagagem a Mais
Sabemos o quão complexo pode ser o processo de prepares a mala de viagem, mas acredita menos é mais. A sensação de que te falta algo é normal, porque como estarás longe, queres ter tudo o que achas que poderás precisar.
Mas, tendencialmente, incorre-se no erro de levar ‘tralha’ a mais nas viagens.
Descomplica e evita ires subcarregado/a, porque além de perderes muito tempo a arrumar a mala e a tentar que a tua casa caiba lá dentro, poderás ainda ter outro problema acrescido.
Se ultrapassares as medidas da mala ou o peso estipulado pelas companhias aéreas, serás obrigado a pagar um extra pela bagagem, o que poderá estragar logo a tua viagem ainda antes dela começar.
4. Guardares todo o dinheiro (e cartões) no mesmo local
Primeiro, nunca tenhas só dinheiro ou só cartões. Nunca se sabe se acontece algum problema com os teus cartões ou, se por outro lado, perdes o dinheiro. Portanto, é importante teres várias opções contigo, não vá o diabo tecê-las.
E, em segundo, nunca guardes todo o teu dinheiro e cartões de crédito e/ou multibanco no mesmo local, porque lembra-te que, em caso de perda, ficarás bem enrascado e sem qualquer meio para tentar resolver o problema.
Idealmente deves repartir todos esses bens por vários sítios de forma equilibrada para que se, por algum motivo, perderes ou fores roubado, terás sempre solução.
Caso contrário, perderás tudo. Por isso, evita cometer estes erros, que apesar de óbvios, acabam por cair no esquecimento, podendo arruinar as tuas viagens.
Não te deixam poupar
Há dicas que podem ajudar-nos a poupar nas viagens, sendo essas que procuramos antes de viajar.
Mas, acabamos por esquecer que pode haver detalhes que não ponderamos, e que podem levar à perda de dinheiro.
Não porque haveria forma de adquirir por um custo menor, mas sim por estarmos a gastar mal.

5. Viajar para sítios distantes por pouco tempo
Viajar é investir, portanto olha para isso dessa forma e avalia se o custo que estás a pagar compensa pelo tempo que estarás no destino.
Isto porque, muitas das vezes, o querer pode levar a impulsos. Não é porque queres muito ir ao Japão, que compensará dares x valor pelos bilhetes de avião, se depois apenas vais estar 4 dias.
Se queres viajar para longe, trata de planear bem e investir não só o teu dinheiro, mas também o teu tempo. Acredita que será mais proveitoso e aproveitarás muito mais se evitares estes erros nas tuas viagens.
6. Não verificares aeroportos alternativos
Os descontos que surgem repentinamente e a baixa de preços repentina pode levar-nos a compras desinformadas.
Certamente que já te aconteceu comprares uma viagem a achar que tinhas agarrado uma ótima oportunidade e, mais tarde, arrependeste-te porque percebeste que foste de algum modo engado.
Por isso, antes de comprares, alarga a tua pesquisa, incluindo vários horários (habitualmente à noite os custos são mais reduzidos), dias (isto porque, há dias com preços mais acessíveis) e procura a várias horas do dia (às vezes as pesquisas noturnas têm preços mais interessantes) e abrange os vários aeroportos existentes no destino.
Isto porque, em algumas situações, poderá compensar o que gastarias a mais do aeroporto para o destino, dado aquilo que pouparias nas viagens.
A pesquisa aprofundada será uma mais valia para garantir que adquires a tua viagem ao menor preço.
Impedem-te de aproveitares verdadeiramente
Inconscientemente, o querer aproveitar ao máximo, torna-nos demasiado irrealistas, podendo ter o efeito inverso.
Portanto, tenta aproveitar as tuas viagens verdadeiramente, sendo que para isso é importante teres consciência deste erros, que podem estar a impedir-te de usufruíres da tua experiência da melhor forma.

7. Tentar visitar tudo e não fugir do roteiro planeado
Acredita que é no imprevisto que conseguimos surpreender-nos e aproveitar as experiências que surgem.
Por isso, sê flexível. Apesar de ser bom teres um roteiro, onde anotes tudo o que gostarias de visitar, é igualmente bom estares aberto aquilo que te surge no momento e embarcares na descoberta.
Experimenta e verás que aproveitarás muito mais, do que se estiveres preocupado somente em cumprir horários e conhecer monumentos que, podem até revelar-se uma verdadeira desilusão.
Não rejeites as oportunidades que te surgirem, porque poderás arrepender-te.
8. Obsessão por fotografar tudo
Registar o momento é importante, mas com conta, peso e medida.
Primeiro, porque não adianta colocares a tua vida em risco por uma fotografia. Muitas são as vezes que surgem nas noticias casos de turistas que tiveram acidentes ou causaram algum tipo de constrangimento nos destinos, apenas pela vontade de partilhar a sua experiência em tempo real com o mundo.
Não sejas esse tipo de turista, porque o beneficio que retirarás daí, não compensa o risco.
Segundo, porque se estiveres demasiado focado em tirar foto a tudo e mais alguma coisa, não irás aproveitar a experiência da melhor forma e deixarás escapar detalhes interessantes e que fazem as viagens valer a pena.
Presta mais atenção ao momento e usa as fotografias para eternizar os momentos mais importantes.
9. Reservar voos com escalas muito curtas
As escalas retiram tempo da viagem, sendo que em alguns casos são incontornáveis e noutros, são uma boa forma de poupar.
Mas, importa seres realista no momento em que as escolhes, porque não adianta tentares comprar uma viagem com escalas demasiado curtas, tornando a tua viagem num verdadeiro stress, em que, na pior das hipóteses podes perder o voo e colocar toda a experiência em causa.
Por isso, aconselhamos-te a seres realista, para que possas poupar realmente e aproveitar da tua viagem ao máximo, porque não te esqueças que se perderes os voos gastarás o dobro a solucionar o problema. Já para não falar dos nervos que apanharas com essa situação.
10. Não interagires com a cultura e população local
Viajar até um destino, significa que o queres conhecer. E, conhece-lo implica contactar com a cultura, com a população local, provar a gastronomia, explorar as tradições e emergir na história.
Portanto, da próxima vez que viajares, tenta estabelecer contacto com as pessoas e conhecer o local pela perspectiva de quem lá vive.
Acredita que é bastante diferente de pacotes comprados e visitas extremamente organizadas, porque decerto que terá mais sentimento e mais detalhe, que te fará aproveitar a experiência de uma forma diferente, que acreditamos que te marcará.
Outros artigos
Viajantes bleisure – Será que és um deles?
Estás a perguntar-te, mas afinal o que são viajantes Bleisure? Então, e de que forma esse termo pode…
Evita Estes 10 Erros e Poupa nas Viagens
O desejo de poupar nas viagens está presente em todos nós, mas por vezes, existem erros que cometemo…
Barcelona e o Turista Mais Seguro do Zodíaco, Touro
Os nativos de Touro combinam com Barcelona, um destino delicioso onde a felicidade será garantida. A…



